quinta-feira, abril 25, 2024
Política

Política: Jucá manda promotor de Mata Grande apurar denúncias contra o prefeito

9717_ext_arquivoEsta semana o Ministério Público Estadual (MPE) determinou, através do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, em publicação no Diário Oficial do Estado, que as denúncias contra o prefeito de Mata Grande e o presidente da Câmara local, os irmãos Jacob Brandão (PP) e Júlio Brandão (PP), respectivamente, sejam apuradas pela promotoria da cidade.
Casos de improbidade administrativa e malversação de contratos públicos são alguns dos pontos a serem investigados. Um dos acontecimentos emblemáticos e de conhecimento público, que se tornou alvo de processo que tramita na justiça, é calote no empresário Kleber Malaquias de Oliveira que já ultrapassa R$ 350 mil. Kleber firmou contrato com a prefeitura sertaneja com dispensa de licitação para locação de quatro automóveis: Gol, Uno, Celta e Palio para prestação de serviços na Secretaria de Saúde do Município, mas até hoje o acerto nunca foi honrado totalmente.
Em recente entrevista para o jornal EXTRA, o empresário fez revelações: “Tomei conhecimento que após não receber os cheques referentes os contratos repassados e assinados pelo prefeito Jacob Brandão e o então secretário de Finanças, Gabriel Brandão, primo do chefe do executivo, o vereador presidente da Câmara, Júlio Bandão, começou a se apropriar de forma ilegal dos cheques nominais que deveriam ser recebidos por mim”.
Kleber ainda contou que os saques mesmo nominais a ele foram feitos na agência do Banco do Brasil de Mata Grande, todos de forma ilegal, “criminosa”, como ele classifica. As denúncias do empresário foram encaminhadas para o Ministério Público Estadual, Gecoc e recentemente, no dia 18 de maio, para Câmara Municipal de Mata Grande.
“Dei ciência para os parlamentares, já que são os agentes fiscalizadores do poder Executivo e dos atos dos seus pares, para que tomem as providências cabíveis contra Jacob Brandão e Júlio Brandão”. Kleber Malaquias de Oliveira destacou que a conivência do Legislativo pode incorrer em crime.
“Vou aguardar as apurações do Ministério Público Estadual. As provas são robustas. Espero sinceramente que os responsáveis por lesar o erário de Mata Grande sejam responsabilizados”. O documento encaminhado por Kleber para Câmara de Mata Grande relaciona: “infrações político administrativas, crimes de responsabilidade, atos de improbidade administrativa, como desrespeito à lei de licitações, danos ao erário, alienação de bem público com ilegalidade, crimes praticados por servidores públicos, crimes cometidos contra o patrimônio público e falsidade ideológica”.
Mais denúncias
No mesmo dossiê encaminhado para Câmara, há uma denúncia do Sindicato dos Professores que afirma: “Aconteceu desvio e saques na conta destinada aos descontos do INSS de funcionários da Educação”. Kleber solicita aos membros do parlamento local, o mesmo do qual um dos denunciados – Júlio Brandão – faz parte, que os vereadores solicitem as prestações de contas das verbas federais destinadas aos programas sociais do município. Por fim, o empresário pede que sejam apurados os contratos de shows no município, todos com dispensa de licitação e segundo ele superfaturados.
Por João Mousinho
joao_mousinho@hotmail.com
Site Extra Alagoas

Comentários no Facebook