sábado, janeiro 11, 2025
Cidades

Políticos alagoanos se sobressaem em Brasília

Recentemente, o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP) se elegeu da Câmara Federal. Contudo, ele não é o único político do estado com certo destaque em Brasília: também ocupam espaço no senado, já estiveram em ministério e até mesmo na presidência. De acordo com o jornalista Edivaldo Júnior, Lira e os demais contaram com o “jeitinho alagoano” de fazer política.

Ainda segundo o jornalista, essa maneira de ação típica do estado vem trazendo bons resultados, tendo em vista que alagoas é um dos menores em território e população. São apenas 9 deputados federais entre 513. E apenas 3 senadores entre 81. Ainda assim, políticos alagoanos seguem ganhando destaque ano após anos.

O atual senador Fernando Collor já atingiu o maior cargo político do Brasil quando se elegeu presidente em 1990. Como senador, ocupou importantes posições no Senado e se mantém como um dos políticos mais populares do Brasil, com forte atuação no Congresso Nacional e nas redes sociais.

Renan Calheiros foi quatro vezes presidente do Congresso Nacional e atuou com grande influência em vários governos. O senador do MDB mantém forte atuação no Senado, ocupando atualmente a liderança da Maioria.

Também no Senado, Rodrigo Cunha (PSDB) também assumiu posição importante e se tornou líder do bloco parlamentar PSDB/PSL.

No momento, outros políticos alagoanos também se destacam em Brasília. O deputado federal Isnaldo Bulhões se tornou líder de uma das maiores bancadas da Câmara dos Deputados, a do MDB. Também na Casa, o deputado estadual Nivaldo Albuquerque assumiu a liderança do PTB.

A indicação de ministros alagoanos tem sido uma constante em quase todos os governos, evidenciando os políticos do estado ao longo da história. O deputado federal Marx Beltrão, por exemplo, já foi ministro do Turismo.

A bancada federal de Alagoas já indicou vários outros nomes para a Esplanada. Muitos deles ainda em atividade, como Maurício Quintella, Luciano Barbosa e Vinicius Lages.

“O que diferencia o político de Alagoas para os de outros Estados, além da habilidade, da boa conversa, dos compromissos firmados e cumpridos? O ‘jeitinho’ alagoano, sem dúvidas, faz muita diferença e deve manter políticos do Estado nos holofotes por muitos anos”, conclui o jornalista Edivaldo Júnior.

Fonte: Blog Edivaldo Júnior

Comentários no Facebook