Com mais mortes no Sertão provocadas pela Covid-19, Alagoas retorna à fase amarela
Enquanto era divulgado o novo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que confirmou mais 576 novos casos de Covid-19 em Alagoas, elevando para um total de 133.796 casos confirmados, dos quais 3.106 estão em isolamento domiciliar e 11.999 em investigação laboratorial, o governador Renan Filho (MDB), através de uma live, divulgou que Alagoas retorna para a Fase Amarela do isolamento social controlado. As novas medidas são válidas por sete dias.
Ainda conforme o novo boletim da Sesau, foram registradas 13 novas mortes nas últimas 24 horas, sendo cinco vítimas em Maceió e oito do interior. As vítimas de Maceió foram três homens de 37, 69 e 86 anos e duas mulheres de 67 e 83 anos, elevando o número geral de óbitos para 3.047.
No interior foram confirmados os óbitos de cinco homens e três mulheres. Três dos mortos moravam no Sertão. O homem de 36 anos morava em Arapiraca, não tinha comorbidades e morreu no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; o homem de 55 anos era de São Miguel dos Campos, não tinha comorbidades e morreu na Santa Casa de São Miguel dos Campos; o homem de 65 anos era de Santana do Ipanema, não tinha comorbidades e morreu no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; o homem de 67 anos residia em Palmeira dos Índios, não tinha comorbidades e morreu no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca; o homem de 84 anos morava em Traipu, era hipertenso, diabético e morreu no Hospital Chama, em Arapiraca; a mulher de 34 anos era de Arapiraca, não tinha comorbidades e também morreu no Hospital Chama, em Arapiraca; a mulher de 63 anos era de Lagoa da Canoa, tinha diabetes e morreu no Hospital da Mulher (HM), em Maceió; e a mulher de 81 anos morava em Pão de Açúcar, era obesa e morreu no Hospital Regional de Arapiraca.
NOVAS MEDIDAS
Conforme o anúncio feito por Renan Filho, as principais mudanças estão relacionadas ao percentual da capacidade de funcionamento dos estabelecimentos. Realização de eventos e funcionamento de boates, casas de festas e similares ficam suspensos.
No retorno da Fase Amarela, os templos, igrejas e demais instituições religiosas voltarão a funcionar com 60% de sua capacidade, enquanto que bares e restaurantes só devem funcionar até às 23h, limitando sua capacidade em até 50%; academias e centros de ginástica com capacidade reduzida em 50%; transporte Intermunicipal, receptivos e transportadoras turísticas com 50%; lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m² e shoppings centers, galerias e centros comerciais funcionarão em horários especiais. Os shoppings vão funcionar das 11h às 21h, lojas de rua das 10h até 19h, e o Centro de Maceió das 9h até as 17h.
Nesta fase, as cirurgias eletivas também ficam suspensas por 15 dias, com exceção das cirurgias por câncer e as cardiovasculares. Já as aulas nas escolas da rede particular vão continuar acontecendo, pelo menos por enquanto.